Artigos23 de fevereiro de 20238

Como Conectar Presente e Futuro ao Supply Chain

por Alexandre Lutterbach*

Recebo diariamente vários insights de diferentes fontes sobre os acontecimentos que rondam nosso Supply Chain! É adorável ver a quantidade de pessoas que se apaixonaram e passaram a se dedicar a esta admirável maneira de ver os fluxos logístico-industriais se materializando desde o “inbound”, passando pelo “outbound” e o fechamento end-to-end do seu ciclo!

O desenvolvimento de novas plataformas, recursos e gestão de dados nunca como antes nos fez ficar tão atentos às notícias devido a sua rápida evolução – que por força desse maravilhoso mundo chamado tecnologia – obrigatoriamente passamos a pensar e acompanhar mais de perto nos últimos 3 anos do que nos últimos 10 ou mais anos!

A (r)evolução rumo ao Supply Chain 4.0 é realidade presente e as vezes nos assusta tanta coisa evoluindo a passos tão largos ao mesmo tempo. “Na ponta da língua” estão: IoT (Internet das Coisas), AI (Inteligência Artificial), Big Data, BlockChain, OmniChannel, Veículos Autônomos, Drones, Centros de Distribuição robotizados, rastreabilidade end-to-end de produtos e tecnologia 5G. Realidades “recém surgidas” e que já ocupam espaços em nossa “prateleira” de atualizações e acompanhamento. Claro que a grande maioria ainda muito incipientes em nosso dia a dia, mas aos poucos seus sinais de existência (e utilização efetiva) nos faz lentamente tornarmo-nos familiarizados com essas rápidas e inevitáveis mudanças.

O passo acelerado ao 4.0 porém não nos faz tirar os olhos da realidade (virtual ou não) em que vivemos e viveremos, e lamentavelmente constatar – por outro lado – que o nosso “De Volta ao Futuro” levará um bom tempo a acontecer por aqui. Temos, caros Supply Chainers, um longo caminho a trilhar com a nossa realidade atual.

Como chegaremos lá? O que precisa ser feito hoje para nos encaixarmos à realidade do amanhã (nem tão “amanhã” assim…)? Será que somente implantar todas essas tecnologias nos põem competitivos e prepara-nos para o futuro? Quais tecnologias se aplicam à minha empresa? Quais passos devemos dar no presente para alcançarmos a excelência “no futuro”!? Muitas perguntas….porém estratégicas e inevitáveis!

Atrelado a isso devemos lembrar que colocados lado a lado com a tecnologia, a excelência de uma Cadeia de Suprimentos é determinada através da evolução de seus cinco estágios, desde sua estabilidade inicial até sua evolução à perfeita harmonia em toda a sua extensão. Se imaginarmos que o auge desta excelência é o supra sumo de uma cadeia “Estendida”, esse desafio se coloca maior à medida que identificamos seu atraso em relação a tudo que vem acontecendo.

Nossa experiência em pelo menos cinco empresas multinacionais no Brasil mostra que todas ainda sofrem as dores de um estágio de “Disfunção Múltipla”, algumas chegam a colocar até os “pés” na “Semi-funcionalidade”, mas ainda muito distantes de uma promoção à uma cadeia eficientemente “Integrada” e muito menos à aparentemente utópica cadeia “Estendida”.

O que isso significa? Significa que ainda engatinhamos rumo à elevados níveis de produtividade, que nossa ineficiência por estarmos em estágio tão aquém de evolução e competitividade em nosso Supply Chian ainda gera acúmulo de custos altíssimos de produção, de estoque e distribuição. Estoques esses, por sinal, que só existem porque somos ineficientes ao longo do ciclo completo da cadeia de suprimentos, caso contrário seriam mínimos e a igualmente custos mínimos!

Há progressos? Sim há, mas o que então as impede de avançarem? Tecnologia disponível? Recursos financeiros e/ou humanos para chegaram ao 4.0?…ou “pura e simplesmente” o desenvolvimento de uma cultura do conhecimento com uma estrutura voltada “ao todo e a todos”? Sem dúvida é uma composição de todos os fatores, mas acredito que a força e o conhecimento das pessoas unidas pelo mesmo objetivo colaborativo podem fazer a diferença, e elevarem gradativamente e consistentemente à uma eficiente e produtiva cadeia de suprimentos. A colaboração, no conceito intrínseco de atitude de uma cadeia de suprimentos é o verdadeiro elo de ligação entre todos os seus players (internos e externos).

Não é, porém simples! Há de se trabalhar muito fortemente no desenvolvimento das hard skills,  associados à conscientização de uma formação das soft skills. São as hard skills, em sua grande parte, que habilitarão o Supply Chainer a se integralizar nos conceitos que produtivamente associarão gestão, processos, tecnologia e pessoas!

É a partir daí que tudo fica mais fácil de entender e executar, e nos coloca preparados para compatibilizar “presente e futuro”, harmonicamente conectados e preparados como um supply chain em permanente e eficiente movimentação.

*Sócio-Diretor da MooveChain SCR (a.lutterbach@moovechain.com.br)

Compartilhe

8 comments

  • Noella

    7 de dezembro de 2023 at 14:56

    I was recommended this blog by my cousin. I am not sure
    whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty.
    You’re wonderful! Thanks!

    Reply

  • נערות ליווי בדרום

    7 de dezembro de 2023 at 17:33

    Hi there, i read your blog from time to time and
    i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam comments?
    If so how do you reduce it, any plugin or anything you can advise?
    I get so much lately it’s driving me insane
    so any help is very much appreciated.

    Reply

  • נערת ליווי בבאר שבע

    7 de dezembro de 2023 at 17:56

    I’m gone to inform my little brother, that he should also go to see this webpage on regular basis to obtain updated from most recent news.

    Reply

  • Indira

    8 de dezembro de 2023 at 12:04

    After looking at a number of the blog articles on your website, I really like your technique of blogging.
    I added it to my bookmark webpage list and will be
    checking back in the near future. Please check out my web site as well and tell me
    what you think.

    Reply

  • Lidia

    9 de dezembro de 2023 at 03:06

    You can certainly see your expertise within the work you write.
    The arena hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe.
    At all times go after your heart.

    Reply

  • נערות ליווי בתל אביב

    13 de dezembro de 2023 at 15:30

    Normally I do not learn article on blogs, however I would
    like to say that this write-up very forced me to take a look at
    and do so! Your writing style has been amazed me.

    Thanks, quite great post.

    Reply

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *